Programação

Esta programação poderá sofrer alterações sem aviso prévio.


  • 15.05 | Segunda
  • 16.05 | Terça

15.05 | Segunda

[07:30 - 10:00] Registro e Credenciamento

[08:15 - 08:30] Abertura e Boas Vindas

O WRNP 2017 deste ano vem com 2 inovações na forma de apresentação de conteúdos, sendo a primeira delas, na segunda-feira, a sessão de Apresentações Relâmpago (Lightnening Talks) dinamizando as atividades da nossa manhã. A outra novidade, logo na abertura de terça-feira será é a dinâmica de Rodas de Conversa-Ação estrutura a partir da metodologia de aquário aberto para buscarmos uma maior interação entre todos. A programação está repleta de novidades tecnológicas sobre os Serviços de Redes Avançadas e Infraestruturas e redes definidas por software. Também teremos os projetos via cooperações internacionais (Brasil - União Européia) e as expansões e evoluções tecnológicas do backbone acadêmico nacional. As novidades sobre a DMZ Científica e seus benefícios e evoluções para a pesquisa no Brazil também serão abordadas. Os nossos novos Grupos de Trabalho do Edital 2017 que estão na fase de prototipação de desenvolvimento e demais grupos de trabalho em fase piloto ou experimental também serão destacados e estarão presentes para conhecermos e interagirmos com os pesquisadores e equipes destes projetos. Ainda enriquecendo o contexto, falaremos sobre o histórico das redes antes da criação da RNP e celebraremos os avanços tecnológicos de 25 anos da Rede Acadêmica Nacional e Redes Metropolinas de Alta Velocidade comemorando 10 anos de vida como é o caso local da Metrobel. As ações conjuntas SBRC e RNP deste ano trarão uma keynote internacional, brasileira, sobre Medições de Tráfego Internet e um painel com os Desafios tecnológicos em Funções de Virtualização de Redes.

[08:30 - 09:30] Serviços Avançados de Rede

Teremos 3 apresentações de 20 min que destacarão resultados e as mais recentes informações sobre os serviços avançados de redes. 1. Serviço LOFT: Laboratório SDN/OpenFlow - José Rezende (RNP) 2. Serviço MonIPÊ - Leonardo Carneiro (RNP) 3. Serviço CIPÓ e Piloto do MEICAN no AutoGOLE do GLIF - Alex Moura (RNP)

[09:30 - 10:00] Apresentações Relâmpago (lightning talks) dos 6 Novos GTs do Programa Internet Avançada

Serão 6 apresentações relâmpago de 5 min de cada um dos Novos Grupos de Trabalho do Programa Internet Avançada 1. GT-IPÊ Analytics: Transformando dados brutos de monitoramento para gerar informações valiosas ao gerenciamento da rede - Coordenador: Marinho Barcelos (UFRGS) 2. GT-BIS: Mecanismos para Análise de Big Data em Segurança da Informação - Coordenador: Daniel Batista (USP) 3. GT-SOFTWAY4IoT: SOFTware-defined gateWAY and fog computing for IoT (Internet of Things) - Coordenador: Kleber Cardoso (UFG) 4. GT-FENDE: Ecossistema Federado para Oferta, Distribuição e Execução de Funções Virtualizadas de Rede - Coordenador: Carlos Raniery (UFSM) 5. GT-NosFVeraTO: NFV Open-Source com SDN usando Tacker em Openstack - Coordenador: Moises Ribeiro (Ufes) 6. GT-CIRD: Caracterização e Identificação Remota de Dispositivos - Coordenador: João Paulo Souza Medeiros (UFRN)

[10:00 - 10:30] Coffee break

[10:30 - 12:00] Inovações em Redes Definidas por Software

Serão 3 apresentações de 20 min. Sobre inovações em desenvolvimento relacionadas a Redes Definidas por Software seguidas de um debate moderado por Iara Machado (RNP) de 30 min. com os 3 apresentadores: 1. Kytos: Uma plataforma 'open source' para Redes Definidas por Software - Beraldo Leal (UNESP) 2. SDN Overlay e Infraestruturas Definidas por Software - José Rezende (RNP) 3. Traceroute SDN - Marcos Schwartz (RNP)

[12:00 - 12:20] Palestra de patrocinador

[12:20 - 14:00] Intervalo do almoço

[14:00 - 15:30] Resultados da Cooperação Brasil União Européia (BR-EU)

Serão apresentados os resultados parciais dos projetos de cooperação aprovados na 3a Chamada Coordenada BR-EU.

[15:30 - 16:00] Coffee break

[16:00 - 17:00] Painel histórico: contexto de redes antes da criação da RNP

[17:00 - 18:30] Painel Redes Avançadas em Pesquisa e Educação na Amazônia

Este painel será moderado por Nelson Simões envolvendo convidados de diferentes representante do Federal, Governo Estadual e também da UFPA.

[18:30 - 20:30] Confraternização WRNP

O coquetel de confraternização será realizado no mesmo hotel deste evento.

16.05 | Terça

[07:30 - 10:00] Registro e credenciamento

[08:30 - 10:00] Rodas de Conversa-Ação com Grupos de Trabalho: Programa Serviços Avançados e Programa Temático EAD

Na sessão de abertura de terça-feira nos encontraremos para a dinâmica de Rodas de Conversa-Ação estrutura a partir da metodologia de aquário aberto para buscarmos uma maior interação entre todos. Apenas a introdução da sessão será transmitida, pois as demais atividades serão dinâmicas com a platéia presencialmente no auditório do evento. Estas dinâmicas terão um formato de cadeiras em círculos e adotaremos uma metodologia chamada Aquário (Fishbowl) Aberto. As rodas de conversação estarão sinalizadas cada uma com um flipchart de uma cor exclusiva para cada roda de conversação: a Roda de Conversa 1 terá a cor VERMELHA, a Roda de Conversa 2 terá a cor AMARELA e Roda de Conversa 3 terá a cor VERDE. Os assuntos explorados em cada roda de conversação serão variados e cada roda tocará em temas que serão debatidos com a platéia. Estes temas estão associados aos Grupos de Trabalho que estão distribuídos na fase de protótipo (fase 1), fase piloto (fases 2) e fase experimental (fase 3) do Programa Serviços Avançados e do Programa Temáticos de Educação a Distância. Os temas da RODA DE CONVERSA 1 serão Gestão de Identidade, especificamente Autenticação Multi Fator e Federação de Identidade para a Internet das Coisas. E também Educação a Distância com os temas de Experimentação Remota Móvel e Jogos como Recursos Educacionais. Os temas da RODA DE CONVERSA 2 serão: Acessibilidade através de Audio Descrição e Busca de Videos com apoio Semântico. Também está nesta roda a tema Videocolaboração. E os temas da RODA DE CONVERSA 3: Blockchain para a Preservação Digital, Gestão de Ativos de Redes Óticas e também o tema Segurança (DDoS e Early Warning Systems).

[10:00 - 10:30] Coffee break

[10:30 - 11:00] Serviços e Soluções da RNP

[11:00 - 12:00] Painel sobre novo backbone de 100G e cabos submarinos

[12:00 - 12:20] Palestra de patrocinador

[12:20 - 14:00] Intervalo do almoço

[14:00 - 15:30] Evolução do modelo Science DMZ

Apresentar uma visão geral de diversas iniciativas ao redor do mundo que visam evoluir o modelo de Zona Científica Desmilitarizada, incluindo as evoluções na arquitetura para suporte a 100Gbps; Science DMZ as a Service Virtualização de Science DMZ Mini Science DMZ. Além disso, também falaremos sobre Pacific Research Platform que é um exemplo de integração de Science DMZs.

[15:30 - 16:00] Coffee break

[16:00 - 17:00] Keynote SBRC e WRNP - Medições de Tráfego da Internet (Internet Traffic Measurements)

Esta palestra introduzirá métodos para medir o tráfego da Internet. A observação do tráfego da Internet é fundamental para a engenharia de redes, para a detecção de anomalias e intrusões, bem como para a análise do desempenho das aplicações na Internet. Iremos primeiro abordar métodos para medir o tráfego em diferentes granularidades: pacotes IP, fluxos e interface. Então, vamos discutir como usar as medições de tráfego para aprender a matriz de tráfego. Finalmente, vamos discutir as questões de privacidade relacionadas com medições de tráfego e técnicas para anonimizar traços de pacotes. Descrição em inglês This talk will introduce methods to measure Internet traffic. The observation of Internet traffic is key for network engineering, for anomaly and intrusion detection, as well as for the analysis of Internet application performance. We will first cover methods to measure traffic at different granularities: IP-level packets, flows, and interface. Then, we will discuss how to use traffic measurements to learn the traffic matrix. Finally, we will discuss the privacy issues related to traffic measurements and techniques to anonymize packet traces.

[17:00 - 18:00] Painel conjunto SBRC - Virtualização de Funções e Programação de Redes: Desafios e Oportunidades de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Virtualização de Funções de Rede (Network Function Virtualization, NFV) é um paradigma relativamente novo que visa migrar funções tradicionalmente executadas por hardware especializado (middleboxes) para implementações centradas em software, executando em instâncias de máquinas virtuais. Exemplos de funções incluem firewalling, balanceamento de carga, proxying e detecção de intrusão. Essa migração leva a vários benefícios, entre os quais a redução no custo de aquisição e operação de hardware para executar funções de rede, além de tornar mais flexível o processo de posicionamento e encadeamento dessas funções na infraestrutura. Além do potencial para reduzir custos de aquisição e manutenção, a expectativa é de que NFV permita a provedores desfrutar dos benefícios da virtualização no gerenciamento de funções de rede (ex: elasticidade, consolidação de recursos, etc.). Nesse contexto, o paradigma de Redes Definidas por Software (Software Defined Networking – SDN), cuja materialização mais bem sucedida são os padrões OpenFlow e P4, pode ser considerado um aliado importante e complementar, com potencial para tornar consideravelmente mais simples o processo de encadeamento de funções virtuais e, muito importante, a “programação" de “comportamentos” para a rede. Neste painel serão discutidos alguns dos principais avanços recentes, bem como os desafios e oportunidades de pesquisa, desenvolvimento e inovação para a área. Entre os tópicos a serem abordados, destacam-se roadmap de PD&I para os próximos anos, RNP como um laboratório para consolidação de idéias em NFV/SDN e dificuldades/mecanismos de transformação de idéias em soluções de mercado.

[18:00 - 18:15] Encerramento